Buscar
  • Danillo Bettoni

Guia definitivo para sua Startup

Atualizado: 11 de Jun de 2018

Como já é de conhecimento de muitos em meados de 2011 foi criado o conceito de Coworking, ambiente o qual pode ser chamado de "lar" pelas startups. O modelo de negócios denominado “startups”, está entre os mais naturalmente adaptados ao ambiente de trabalho compartilhado.

O #coworking para #startups proporciona gigantescas opções e vantagens aos #empreendedores e pode ser a escolha certa para o crescimento e desenvolvimento do negócio.


Funcionamento de uma Startup em um Coworking


Uma startup funciona da mesma maneira que qualquer outro tipo de empresa, ou seja, possui as mesmas necessidades diárias e obrigações com seus parceiros e colaboradores, sendo assim uma empresa de coworking atenderia perfeitamente oferecendo toda a infraestrutura necessária para que a mesma possa executar seu trabalho de maneira adequada.


O mais interessante no caso das startups é que a união com o mundo do coworking é simplesmente perfeito, isso por que o escritório compartilhado atende exatamente a necessidade de um negócio que começa a se desenvolver e ganhar força, não exigindo um investimento de capital elevado.

Por que escolher o coworking?


Muito simples responder essa pergunta, quando se contrata uma empresa de coworking, é possível estabelecer com precisão o budget mensal, isso por quê não precisa se preocupar com mais nada além do contrato mensal assinado no ato de sua "compra".


Todos sabemos o quanto é difícil e oneroso alugar espaços em locais comerciais adequados para o seu negócio, além dos itens não tangíveis: como reformas, reparos, desperdícios de materiais e mão de obra desqualificada, enfim, diversos motivos para desanimar qualquer pessoa a iniciar seu próprio negócio, por esse motivo, se torna muito mais inteligente e plausível a contratação de uma empresa de coworking, isso por que não estamos contando com outras contas que também fazem parte dos gastos mensais quando temos nosso próprio local que começa com a recepcionista, telefone, internet, luz, água, limpeza, café e por aí vai...


O que irei encontrar no coworking?


O coworking traz uma infinidade de possibilidades que irão beneficiar diretamente sua startup, eu diria que a principal delas é o networking, pois você irá conviver diariamente com diferentes profissionais, de variadas áreas, criando uma sinergia constante entre empresas, aumentando muito a potencialidade de gerar novos negócios.


Você pode ainda contar com serviços de copa, atendimento telefônico personalizado, gerenciamento de correspondências, escritório virtual, endereço fiscal, sala de reunião, auditório e aquele ambiente gostoso para descompressão.


5 principais motivos para utilização de um coworking


  • INVESTIMENTO X RETORNO


O CAC (Custo de Aquisição do Cliente) é um indicador que mostra o quanto se gasta para conquistar clientes. Um CAC alto significa que o ticket médio seja também alto para que a conta feche. Junto ao CAC, há o LTV (Lifetime Value) que é o que o cliente oferece. A começar pela primeira compra até quando ele não vai mais usar o serviço. O Churn, também chamado de taxa de rejeição, mede quantos clientes deixam o negócio em determinado tempo.


A vantagem de contratação de um coworking é possibilitar a análise do custo mensal desde o início de seu negócio, facilitando colocar em prática o business plan previamente estudado durante a idealização de sua empresa.


  • EXPANSÃO DO ESPAÇO JUNTO COM O NEGÓCIO


Quem tem startups, tem sempre o crescimento em mente. Por isso, é preciso atingir os objetivos propostos para depois considerar a expansão.


Há um público-alvo que justifique o investimento no crescimento? É possível atender a demanda sem perder a qualidade? É possível manter os preços que são praticados?

Quanto maior o negócio, maiores são as possibilidades. Por isso, qualquer negócio de tamanho médio ou grande precisa funcionar bem nos diferentes departamentos: finanças, serviços legais, atendimento ao cliente, publicidade e marketing, vendas etc.


Analisando um exemplo prático, podemos citar a contratação de um escritório virtual e utilização de Salas de Reunião, após um certo período de tempo, expandir sua startup para uma mesa livre ou dedicada já utilizando o espaço do coworking e ampliando sensivelmente o networking da empresa e por fim a contratação de uma sala privativa com mais conforto e comodidade.


  • POTENCIALIZAÇÃO DOS PROCESSOS FINANCEIROS


Uma startup que está no processo de se estabelecer no mercado pensa inicialmente na sede física do seu negócio. O mesmo pode-se dizer do microempreendedor individual que deseja se firmar no seu trabalho.


No entanto, é preciso fazer as contas antes de decidir por uma mesa dedicada ou livre no coworking ou escritório virtual.


Nesse ponto, o coworking potencializa os processos financeiros no tempo em que uma empresa necessita para se estabilizar em todos os requisitos apontados. Daí a necessidade dos espaços de coworking que são procurados pelos empreendedores e startups, uma vez que possibilitam uma infraestrutura, espaços seguros para networking e muita inovação. No coworking o custo fica apenas por conta da locação dos espaços. Os serviços contratados estão dentro da necessidade específica para quem quer ter um ambiente profissional e moderno, como salas para reunião bem equipadas, salas privativas ou mesas de trabalho, entre outros.


  • NETWORKING

A comunicação é um instrumento necessário dentro de um ambiente empresarial. Dessa forma, o networking é uma excelente base no mundo dos negócios. Com o ele há a possibilidade de sucesso e reconhecimento nas carreiras e profissões.


  • CO DE COWORKING


Se co significa junta, mútuo, então o empresário está sempre co laborandoco operando em um co working. Ambientes inovadores como coworkings são propícios ao incentivo de troca de ideias. Trabalhar em conjunto possibilita o ganho de inúmeras colaborações, compartilhamento e interação.

Seja qual for a área de atuação, todo profissional, ao interagir e trabalhar com pessoas diferentes, vai se propiciar com uma expansão de criatividade. Ao optar por um espaço de coworking, em vez de trabalhar de forma isolada, o contato com outras pessoas favorece a troca de experiências e de ideias. É sempre muito positivo.




19 visualizações